Cinquenta novos casos por ano. Sete mortes em 2008
O Centro de Testes e Aconselhamento (CTA) sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em Brusque, revela o surgimento médio de 50 casos anuais de pessoas infectadas pelo vírus HIV. Esses números se fixaram após o ano de 2001. Cerca de 3 mil pessoas fazem o teste anualmente.
No primeiro semestre deste ano, 1.953 testes foram realizados pelo serviço e 18 pessoas receberam a confirmação no exame de que estão infectadas. A quantidade de casos entre homens e mulheres é de um para um, refletindo uma igualdade entre os sexos. A idade predominante dos pacientes gira em torno de 25 a 45 anos.
Atualmente, 606 pessoas estão recebendo atendimento no Centro de Testes e Aconselhamentos. Destas, 480 são portadoras do vírus e outras 180 tiveram a confirmação de serem soropositivas, porém sem que o vírus se desenvolva. O CTA realiza os atendimentos de forma gratuita, inclusive com a distribuição do coquetel de 19 medicamentos indicados para combater o vírus da Aids.
A assistente social do Centro DTS/AIDS de Brusque, Marilene Ficher, destacou que as mulheres estão registrando um crescimento maior de casos. Segundo ela, as causas seriam as relações sexuais fora do casamento ou com mais de um parceiro.
"Hoje em dia, só adoece de AIDS a pessoa que quer, pois quem se trata pode sim ter uma qualidade vida muito boa", analisou a assistente social em entrevista à Rádio Cidade. Diante dos números registrados, as coordenadoras do serviço acreditam que está havendo, não só em Brusque, como em todo o mundo, uma estabilização nos casos de pessoas com AIDS.
"A estabilização ocorre devido à facilidade de acesso aos antiretrovirais aplicados para o tratamento contra a AIDS. Todos os medicamentos são distribuídos gratuitamente e com acompanhamento de especialistas na área", falou Marilene.
Desde 2001, a média anual de óbitos por AIDS em Brusque varia de 12 a 14 vítimas. De janeiro a junho de 2008, sete mortes já foram confirmadas pelo Centro de Atendimento.


